FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

TEMÁTICA: SEXUALIDADE

CONCEITOS BÁSICOS - ORGANIZAÇÃO

“A energia sexual é força criativa inerente aos seres humanos e importantíssima para seu desenvolvimento psicoemocional. Somente parte dessa energia age na atividade sexual propriamente dita. O restante dessa força criativa se generaliza nas manifestações das atividades sociais, intelectuais, físicas, emocionais e espirituais do indivíduo. Quando nos reportamos à sexualidade, devemos dar ao termo um amplo significado, que envolve a energia sexual como um todo - estética, arte, cultura, sensibilidade, estímulos espirituais, as alegrias vitalizadoras do afeto e outras tantas forças criativas da alma humana. A crença equivocada de que a sexualidade está somente ligada às atividades dos órgãos genitais ou das relações sexuais causou nas crianças de ontem, adultos de hoje, um verdadeiro desastre em seu desenvolvimento social e psicossexual. Sexualidade e sensualidade não são necessariamente sinônimos.

       Hammed (Espírito). As dores da alma. Psicografia de Francisco do Espirito Santo Neto.



Caro Atendente Fraterno,

     O estudo da sexualidade humana segundo os ensinamentos da Doutrina Espírita parte de uma visão abrangente e sensível dos processos evolutivos do Ser Humano, em sua feição mais plena. Descortina-se ao nosso entendimento toda a grandeza e perfeição da organização divina, onde tudo se acha integrado e pertencente a um plano de progressão contínua.  Dentro desse Plano Maior tudo se origina das fontes do Amor Divino e nos conduz de volta a ele, através de uma jornada pelas Leis da Vida, em sucessivas vivências de reencarnação em corpos e situações específicas.

    Convidamos você a nos acompanhar nesse estudo fascinante, iniciando pelas conceituações básicas que certamente o auxiliarão a melhor compreender seus Atendidos, e, acima de tudo, facilitarão melhor entendimento de sua própria jornada vivencial.


Amor e Sexualidade na Visão Espírita

     Dentro da abordagem conceitual Espírita a sexualidade humana é indissociável do amor, razão pela qual sugerimos que você comece seus estudos pela série de palestras denominada “Amor e Sexualidade na Visão Espírita”. Selecionamos quatro dos seis vídeos dessa série, que devem ser assistidos na sequência dada. Neles, é oferecida uma visão conceitual diferente, evolutiva e didática sobre como o amor e a sexualidade se apresentam nas vivências humanas.

Para iniciar estudo dos conceitos básicos, retorne ao menu “SEXUALIDADE”, escolha o tópico “CONCEITOS BÁSICOS” e, dentro dele, “AMOR E SEXUALIDADE – VÍDEO UM”.

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO