FORMAÇÃO EM ATENDIMENTO FRATERNO
PLANEJAMENTO DA JORNADA BÁSICA
INTRODUÇÃO
    O número de pessoas que buscam auxílio e esclarecimento espirituais nas Casas Espíritas tem crescido exponencialmente nos últimos anos. O contingente de Atendentes Fraternos Individuais que os atendem para o encaminhamento inicial à luz da Doutrina Espírita se torna cada vez mais insuficiente para essa crescente demanda. Por outro lado, a complexidade da situação de muitos que buscam o Diálogo Fraterno requer do trabalhador uma qualificação que inclua, além de um sólido conhecimento da Doutrina Espírita, um chamamento interno e um preparo específico para a realização do trabalho de acolhimento, consolo e esclarecimento da pessoa em sofrimento.
     Além disso, é importante notar que, para aquele que chega à Casa em aflição, as posturas e ações do Atendente Fraterno representam o Espiritismo como cristianismo renovado, em sua feição de doutrina consoladora e esclarecedora por excelência. É de primordial importância, portanto, a preparação do voluntário que servirá de intermediário entre aquele que chega e a sua utilização dos recursos que a Casa e a Doutrina Espírita oferecem para sua melhoria de vida. É dessa preparação que trataremos a seguir.

PREMISSAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO

     A capacitação do trabalhador para as atividades de atendimento no Centro Espírita necessita de sólida fundamentação doutrinária e evangélica, traduzida como uma jornada de discípulo (aprendiz) do Cristo - e a aprendizagem de uma instrumentalização específica - para que aconteçam a organização e a prática do atendimento de acordo com a visão, os conhecimentos e a ética espíritas.
     O trabalho de integração dos aspectos íntimos dessa jornada demanda - por parte do trabalhador – além do estudo e das reflexões imediatas, trabalho mental, emocional e prático que se desenvolve através de um processo de amadurecimento pessoal e da incorporação da metodologia específica da tarefa de atendimento pelo diálogo fraterno.
     Com esse entendimento, criamos o processo de formação que denominamos “PROGRAMA JORNADA FRATERNA”, descrito neste site. Esse processo tem sido desenvolvido com sucesso em Instituições Espíritas diversas do Sistema do Distrito Federal, de outros Sistemas da Federação Brasileira e além....
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO BÁSICA
     A formação básica tem por objetivo capacitar os trabalhadores para o Diálogo Fraterno com a pessoa que busca acolhimento e consolo para suas dificuldades, encaminhando-a aos recursos e ensinamentos da Doutrina Espírita e da Casa.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO

Os participantes são selecionados por quem de direito na Casa Espírita, dentre aqueles trabalhadores que se julga atenderem ao perfil adequado para o trabalho do Atendimento Fraterno. Recomenda-se utilizar como critérios de seleção a análise das experiências-base do candidato, principalmente quanto à maturidade pessoal e atuação efetiva em grupos de trabalho como voluntário associado do Centro Espírita, assim como conhecimento da Doutrina Espírita, comprovado por cursos como o ESDE ou equivalentes - e outros de aprofundamento. Outro critério muito importante na seleção de um candidato se refere às posturas do mesmo frente aos estudos e ao trabalho futuro. É fundamental que ele se sinta vocacionado para uma jornada de identificação de si mesmo como aprendiz do evangelho e, como tal, compromissado com a dedicação necessária ao trabalho de cuidar do próximo em sofrimento. É importante, ainda, que ele tenha disponibilidade de tempo e abertura de mente e coração para uma formação que implica em uma jornada pessoal de muita reflexão, reafirmação de valores e trabalho íntimo intenso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. Fundamentação, organização e prática do Atendimento Fraterno

Parte I - O trabalho de Atendimento Fraterno, seus Fundamentos e Essência: conceituações, posicionamentos, finalidades, funções, formas, compromissos, responsabilidades e ética do Atendimento Fraterno na casa Espírita.
Parte II - A prática do Atendimento Fraterno, a organização e a dinâmica do Encontro Fraterno Individual: preparação do campo de trabalho, o processo de atendimento, as habilidades e conhecimentos necessários ao acolhimento, consolo, esclarecimento, encaminhamento dos Atendidos (e eventual acompanhamento do progresso dos mesmos).

II. Organização e funcionamento da Casa Espírita

Estudo dos aspectos organizacionais e funcionais do Centro Espírita de atuação, isto é, suas normas básicas, a organização e o funcionamento de suas diversas áreas de ação, incluindo o trabalho de Atendimento Fraterno e sua relação com os outros órgãos da Casa. Formas e condições de encaminhamento do atendido para auxílio  dentro do contexto e dos recursos da Casa Espírita de atuação.

MATERIAIS PARA ESTUDO

São indispensáveis ao desenvolvimento da programação (sem exclusão de outros complementares).
LIVRO-BASE: Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador. Neuza Zapponi-Mello. Brasília: FEDF (1a. edição: 2015; 2a. edição:2017).
MATERIAL COMPLEMENTAR: ROTEIROS DE ESTUDO: São materiais complementares e indispensáveis ao estudo do livro-base, elaborados pela autora do mesmo. Apresentam questões para discussão, textos e exercícios adicionais a serem realizados, individualmente e no Grupo de Formação. São disponibilizados no menu “Formação em Atendimento Fraterno”, página “Roteiros de Estudo”.
MATERIAL COMPLEMENTAR: CADERNO ORIENTADOR DA FORMAÇÃO BÁSICA: Alternativo ao anterior, acima. Representa o material complementar aos estudos da Formação, incluindo todas as orientações para o desenvolvimento da Jornada Básica, Roteiros de Estudo, Mensagens Inspiradoras, programação e Calendário de Encontros e mais... Destina-se àqueles que desejam manusear o material complementar em forma física.
DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES PRÁTICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CENTRO ESPÍRITA: São usados como fonte de conhecimentos relativos à organização e funcionamento da Casa como um todo, com vistas à preparação para encaminhamento apropriado às terapêuticas oferecidas na Instituição. Poderão ser utilizados documentos do Centro Espírita e elaborada uma apostila descritiva dos procedimentos e fichas de encaminhamento utilizadas na Casa. Diretores e dirigentes da Instituição poderão ser também transmissores desse conhecimento, através de apresentações sobre suas áreas de trabalho.
O material orientador complementar para os itens do conteúdo programático (com exceção dos documentos relativos à Casa Espírita dos participantes) são disponibilizados neste site e podem ser impressos para uso pessoal. O Caderno Orientador, em forma física, encontra-se à venda pela Federação Espírita do DF.

DESENVOLVIMENTO DA JORNADA DE FORMAÇÃO

METODOLOGIA - Os estudos serão realizados de acordo com a seguinte metodologia:

ESTUDO PRÉVIO E INDIVIDUAL. Anteriormente a cada encontro de grupo o membro deve realizar individualmente as atividades de estudo e reflexão orientadas segundo o “Roteiro de Estudo” programado.

ENCONTRO DO GRUPO DE FORMAÇÃO. As atividades do Roteiro de Estudo são objeto de discussão e partilhas entre os membros do Grupo de Formação no encontro subsequente ao estudo individual. O Grupo de Formação deve seguir a dinâmica especificamente orientada pelo Programa.

PROGRAMAÇÃO DE ENCONTROS
A programação avaliada como melhor pela maioria dos que já fizeram a Formação prevê encontros semanais, de duas horas cada, focalizando um Roteiro de Estudos por encontro, com distribuição de tempo razoável para os estudos individuais e para "maturação" do conteúdo discutido em Grupo. Esta programação é oferecida no site, acompanhada por um "Calendário de Encontros Presenciais" para planejamento das datas dos encontros do Grupo de Formação.
                                                                       +++++++++
 
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2017

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO