PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO CATORZE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 16
Um Olhar Espírita para o Ser Humano
Páginas 157 a 168 (1a. ed.); Páginas 217 a 233 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 16. Parte II: Seção IV - Conceitos Operacionais -Através de um exemplo histórico, sugere reflexões sobre a necessidade de um olhar de essência para quem chega ao Atendimento Fraterno. Apresenta a visão Espírita do ser humano como compreensões e modos de ver fundamentais à metodologia da compaixão e da misericórdia do Cristo Consolador.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

Neste capítulo você é convidado a refletir sobre suas ideias pré-formadas sobre aquele que busca o Atendimento Fraterno, ao mesmo tempo que sobre si mesmo, enquanto pessoa. Pois que a visão cristã do ser humano – e, dentro dela, a visão espírita - transcende a maneira usual de olharmos para nós mesmos e o nosso próximo. Para tornar clara a diferença, sugerimos que você examine as palavras de Emmanuel no prefácio do livro Missionários da Luz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Neste, o Benfeitor sintetiza a visão do autor, o Espírito André Luiz, de que o ser humano...

"(...) é um Espírito Eterno habitando temporariamente o templo vivo da carne terrestre; que o perispírito não é um corpo de vaga neblina e sim organização viva a que se amoldam as células materiais; que a alma, em qualquer parte, recebe segundo as criações individuais; que os laços do amor e do ódio nos acompanham em qualquer círculo da vida; que outras atividades são desempenhadas pela consciência encarnada, além da luta vulgar de cada dia; que a reencarnação é orientada por sublimes ascendentes espirituais e que, além do sepulcro, a alma continua lutando e aprendendo, aperfeiçoando-se e servindo aos desígnios do Senhor, crescendo sempre para a glória imortal e que o Pai nos destinou."

Diante de tal visão, o capítulo em estudo apresenta-nos o desafio de mudarmos as nossas concepções usuais - centradas mais nas aparências existenciais - para a essencialidade do Espírito Imortal que todos somos. Para atender a esse desafio, trabalhe as proposições a seguir.

1. Na passagem sobre a conversão de Saulo de Tarso, ele se torna cego a partir do momento de seu encontro com Jesus, recuperando-se para uma nova visão de mundo pelas mãos curadoras de Ananias. Identifique as explanações da autora sobre a necessidade desse “rito de passagem” na vida do futuro missionário Paulo. Podemos concluir que o encontro com Jesus atuou no psiquismo de Paulo como um "rito de passagem"? Contextualize suas afirmativas considerando o "antes" e o "depois" do evento. Para fundamentar suas reflexões, examine a conceituação de estudiosos das áreas de psicologia e antropologia sobre o “rito de passagem”:

Um “rito de passagem” é caracterizado por circunstâncias que sinalizam mudanças significativas na situação da pessoa perante sua sociedade, religião ou mesmo em sua intimidade. Note que a analogia com o conceito de "rito de passagem", como utilizado aqui, não se refere a um evento ritualístico prescrito para alguém e sim a um marco gerador de significativas mudanças no posicionamento da pessoa perante a vida.Tradicionalmente, podem ser considerados “ritos de passagem” eventos sociais como nascimentos, mortes, casamentos; atos que marcam mudança do estado de criança para o de adulto, conversão a uma religião ou ideologia; celebrações de mudança da situação de aprendiz para a de profissional em uma área de conhecimento; confirmação de fé ou adesão a uma congregação... Podemos também considerar como "rito de passagem” um evento de "quase-morte" (como define a ciência); um encontro com a espiritualidade transcendente, a obtenção de uma cura física, mental ou espiritual, de impacto íntimo capaz de transformar a visão do mundo e do valor das coisas. Apesar de seu aspecto de marco específico de mudança, as consequências práticas da situação íntima ou evento caracterizado como “rito de passagem” podem tomar tempo variável para se firmarem na personalidade e na vida da pessoa que realizou a passagem. Considere que um chamamento interior ativamente atendido funciona intimamente da mesma forma que é definido o "rito de passagem".
2. Rememore e pontue "ritos de passagem" que você tenha presenciado em sua vida social. Depois, pense em seu ingresso no Espiritismo. Aconteceram eventos marcantes que levaram você a incorporar a Doutrina em sua intimidade? (Considere esta pergunta como válida mesmo que você tenha nascido em lar espírita...). E para a tarefa de Atendente Fraterno, como foi o seu chamamento interior?
3. Reflita sobre suas disposições interiores para realmente mudar sua visão do ser humano, considerando-o primeiramente em sua Essência Imortal e em suas possibilidades infinitas como criatura evolutiva. Essas disposições se encontram presentes em sua intimidade, de forma natural? Se não, como você qualifica a sua disposição? Você pode identificar preconceitos e predisposições - "escamas" obscurecendo sua visão - atual do ser humano? Será necessário - ou não - um trabalho ativo de conscientização e reformulação de conceitos de sua parte?
4. No livro-base, página 162 (1a. ed.) ou página 225 (2a. ed.) fazemos a seguinte pergunta: "Se nosso olhar não trouxer luz para o encontro, como dar as mãos ao próximo e auxiliá-lo a buscar caminhos mais felizes e iluminados para si mesmo"? E afirmamos que o olhar sombrio só pode partir de nossas trevas interiores, estando aí inserida a dificuldade em auxiliar o próximo a encontrar a própria luz. Reflita e comente sobre as implicações dessas considerações.
5. Na mesma página, afirmamos: “(...) a maioria de nós costuma olhar primeiramente para os aspectos sombrios do próximo (...)”. Releia o parágrafo onde essa citação se insere e responda se isto se aplica a você.
- Você consegue ver a luz do seu próximo, mesmo quando ele se apresenta em erro?
- Quando em sua vida de relação, o que você focaliza primeiro? O erro do próximo ou as possibilidades que ele possui de desenvolver sua luz?
- Considere as explicações inseridas nas páginas seguintes. Como você entendeu as implicações para seu trabalho de auxílio ao próximo em dificuldades?
- Quais as providências pessoais a tomar?
6. Enumere as premissas gerais que devem orientar sua visão Espírita do ser humano em atendimento. No livro-base, reveja a nota que explica o sentido da palavra “premissa”. Encontra-se na página 306, item 7 das notas (1a. ed.) ou na página 228, nota de rodapé 102 (2a. ed.). Leia a argumentação sobre cada premissa e acrescente suas próprias ideias para reforça-las.
7. No texto enumeramos três conclusões básicas para a prática do Atendimento Fraterno. Reveja quais são elas e acrescente suas próprias considerações.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Observemos Amando”
(Espírito Emmanuel)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

      Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO QUINZE” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO