FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

 TEMÁTICA: DEPRESSÃO
INTRODUÇÃO

“Há momentos de profunda exaustão, em nossas reservas mais íntimas, as energias parecem esgotadas e as esperanças se retraem, apáticas. Instala-se a sombra dentro de nós, como se espessa sombra nos envolvesse. Mantenhamos, pois a confortadora certeza de que a tempestade é seguida pela atmosfera tranquila e de que não existe noite sem alvorecer”.
Emmanuel (Espírito). Fonte Viva, 41. Psicografia Chico Xavier

ATENDIMENTO A PROCESSOS DEPRESSIVOS
NO CENTRO ESPÍRITA

Caro Atendente Fraterno,

      Em nosso trabalho de Diálogo Fraterno no Centro Espírita, cresce cada vez mais o número de pessoas que nos procuram declarando-se em depressão.
       Algumas concluíram que sua situação íntima pode assim ser definida devido a informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais sobre este doloroso estado interior. Em outros casos, a pessoa já passou por um diagnóstico médico (psiquiatra) de depressão e já fez, está fazendo, ou possui indicativo para fazer tratamento medicamentoso para sua condição. Existem também aquelas pessoas que nos procuram em estado de desespero por reações a perdas, traumas, doenças e estados vivenciais de sofrimento severo, condições que invariavelmente incluem processos depressivos de maior ou menor duração.
      Podemos ainda atender pessoas que não se dão conta da profundidade de seu estado depressivo, mas apresentam todas as características que permeiam essa condição íntimo-vivencial, incluindo-se aquelas que incluem ideações suicidas ou tendências a práticas autodestrutivas, como as dependências a químicas ou de outra natureza desequilibrada.
     Em todos os casos, o estado de depressão pode estar está aliado a influências espirituais deletérias (processo obsessivo) – ou não.
    O que é certo é que essas pessoas procuram o Centro Espírita buscando alívio à sua condição no auxílio espiritual, não raramente após esgotar muitos outros recursos.
      Esteja nosso Atendido em quaisquer dessas condições, sabemos que os processos de depressão são profundamente dolorosos; que muitas vezes incapacitam a pessoa ao pleno funcionamento social; que são permeados de estados de infelicidade, angústia, desalento aliado à desesperação, muitas vezes tão profundos que levam às ideações suicidas (ou ao próprio ato).
    O que fazer em tais situações? Será mesmo que podemos - no contexto do Atendimento Fraterno pelo Diálogo e dos vários recursos que possuímos na Doutrina Espírita - ser de valia para o alívio deste tipo de sofrimento? Respondemos que sim, certamente!!! Dentro de certas condições delimitadoras...

CONDIÇÕES DO ATENDIMENTO FRATERNO
A PESSOAS EM PROCESSOS DEPRESSIVOS
     Em primeira instância, você, Atendente Fraterno, deve manter em mente três condições básicas pelas quais pautará a sua ajuda.
1) Limites das ações de auxílio. A primeira será sua consciência da delimitação de nossas ações na questão. Durante o diálogo fraterno nos é vedada qualquer interferência em tratamentos médicos ou de qualquer outra natureza que a pessoa esteja realizando. Portanto, o atendimento fraterno em um Centro Espírita se limita:

a) Às ações (funções) de acolhimento, consolo e esclarecimentos de aspectos informados pela Doutrina do Cristo, dentro dos parâmetros do Espiritismo; e
b) Aos encaminhamentos aos recursos da Casa e da Doutrina Espírita para os tratamentos, aprendizagens e práticas espirituais disponíveis.

2) Consciência do trabalho primordial a ser realizado. Seu trabalho primordial durante o Diálogo Fraterno será o de oferecer para a Pessoa em atendimento um campo acolhedor e pacífico, de aceitação incondicional e ausência absoluta de críticas ou admoestações. Que ela possa, através do campo vibratório e das ações que você empreender, se conscientizar de que aportou em um porto seguro que lhe oferece possibilidades de se acolher e se tratar com compaixão e cuidado. Que ela possa ainda se sentir motivada a algumas das ações que você lhe indicará para sua autoajuda emocional-espiritual.

3) Preparação anterior sistemática. Para realizar essa tarefa, você deverá estar preparado, de forma geral como Atendente Fraterno dentro da metodologia do Cristo Consolador e também de forma específica, através de uma formação continuada que focalize os aspectos próprios do atendimento a depressivos no ambiente de uma Casa Espírita. Portanto, reveja a seguir as bases nas quais você deverá se preparar para esses atendimentos.

Base indispensável. Uma condição essencial para que você - no seu trabalho de Atendimento Fraterno pelo Diálogo - saiba como agir nesses casos é que você tenha se preparado para cuidar das situações que implicam sofrimento, realizando um sistemático trabalho de capacitação para tal. Os aspectos básicos dessa preparação são oferecidos neste site, através dos estudos contidos no menu Formação em Atendimento Fraterno (Programa Jornada Fraterna: Curso Básico). Eles constituem uma indispensável base para entendimento da Terapêutica do Cristo a ser utilizada na compreensão e auxílio às pessoas em sofrimento profundo.

Formação continuada. Em sequência, sua preparação deverá ser completada com o estudo dos aspectos essenciais específicos da temática, neste caso do atendimento a depressivos dentro do ambiente espírita. Nesta seção ofereceremos materiais que poderão ajudá-lo nesta tarefa.

MATERIAIS SOBRE CUIDADOS ÀS PESSOAS
EM PROCESSOS DEPRESSIVOS
     Na prática do cuidado à pessoa depressiva, podemos observar que cada atendimento, em sua forma específica, é único. A identificação dos aspectos particulares a cada caso estará sujeita à sua preparação espiritual-doutrinária, aos seus conhecimentos e suas habilidades em atender e dialogar.
     Adicionalmente, existem na literatura científica e espírita conhecimentos suficientemente confiáveis para nos informar sobre as reações mais frequentes e os modos mais eficazes de ajuda aos que sofrem de processos depressivos. Portanto, nossa contribuição produtiva no auxílio às pessoas que passam por esse tipo de sofrimento requer que tenhamos conhecimentos que nos ajudem a compreender o processo específico que ela está atravessando. Isto é indispensável para que possamos utilizar a terapêutica do Cristo Consolador ao dialogar com ela.
    Os materiais a seguir poderão proporcionar a você uma síntese de conhecimentos nesta área. Todos os materiais passaram por análise quanto à sua adequação aos propósitos e metodologia do Cristo Consolador, por nós indicados. Estão distribuídos nas seguintes seções.

Material conceitual que apresenta uma síntese que consideramos básica para esta Formação Continuada, incluindo aspectos sobre como atender e cuidar de Pessoas em processos depressivos no Centro Espírita.
Bibliografia brevemente comentada, incluindo especificação de livros recomendados para indicação aos Atendidos e aqueles que servem para estudo pelo Atendente.
Materiais diversos sobre depressão, selecionados criteriosamente para focalizar aspectos particulares da temática.

      Para acesso aos materiais de conteúdo sobre depressão, volte ao menu principal da temática e escolha o que deseja estudar.

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO