PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO CINCO

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 4 e 5
Capítulo 4: Atendimento Fraterno no Centro Espírita: Importância e
Características Distintivas
Páginas 47 a 53 (1a. ed.); Páginas 59 a 69 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 4
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual - Evidencia a importância da atividade de Atendimento Fraterno no Centro Espírita. Caracteriza o Cristo como o Modelo de atuação para o Atendente Fraterno, que deverá se conduzir íntima e exteriormente segundo o senso de fraternidade universal que rege o Evangelho. Através de um exercício, convida o Atendente a fazer conexão com o seu chamamento interno para a tarefa e com os mentores espirituais que o acompanham.

Capítulo 5: Jesus Cristo, o Modelo: Contexto e Testemunho
Páginas 55 a 60 (1a. ed.); Páginas  71 a 80 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 5
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual - Através da rememoração do contexto e do testemunho de Jesus de Nazaré sobre Si mesmo e dos propósitos de Sua missão no mundo - que Ele mesmo delineou no início de sua manifestação entre nós - situa o Cristo como Modelo de ação e, a partir de Suas proposições, estabelece os objetivos do trabalho do Atendimento Fraterno no Centro Espírita.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

NO CAPÍTULO 4, CONSIDERE:

1. Por que é importante dar atenção à qualidade do atendimento fraterno no Centro Espírita.

2. Você tem boa vontade e disponibilidade para o trabalho voluntário nessa atividade? Ao contato com a mensagem do Evangelho do Cristo, como você se sente? Sensibiliza-se? Gosta de aprender sobre suas lições? Enfim, como é a repercussão da mensagem do Evangelho em seu íntimo?

3. Leia a síntese colocada no quadro da página 49 (1a. ed.); ou 63 (2a. ed.) e nas páginas seguintes que a comentam. Enumere e reflita sobre os alicerces íntimos a cultivar para o atendimento ao próximo em nome do Cristo. Como você se situa intimamente em relação a essas qualidades? Quais você já incorporou e se manifestam naturalmente em sua vida? Em quais ainda necessita trabalhar para "acender ou reavivar em si mesmo a chama de seu idealismo de discípulo do Cristo"?

4. Leia novamente os princípios cristãos do “senso de fraternidade universal” e identifique como eles são refletidos na Doutrina Espírita.

5. Principalmente, considere responder ao convite que lhe é feito na página 52 (1a. ed.) ou 67 (2a. ed.), com calma e atenção. Para isto, realize o exercício pessoal proposto, da forma como é orientado no texto.

6. Enumere (mentalmente ou sublinhando no texto) os componentes de sua formação que você pode aprender através de estudos e experiências práticas. (página 53: 1a. ed. - páginas 68-69: 2a. ed.).

NO CAPÍTULO 5, CONSIDERE:

1. A importância das crenças - e consequentes leis - do povo hebreu para o contexto e os acontecimentos marcantes da vida de Jesus de Nazaré.

2. Os motivos das resistências (daquela época e atuais) à mensagem do Cristo.

3. Releia a passagem de Isaías, que Jesus confirmou como sendo indicativa de sua missão no mundo (página 57, na 1a. ed. ou página 76, na 2a. ed.). Reflita e comente (para si mesmo e no Grupo de Formação, se desejar) sobre o teor das reações dos presentes na Sinagoga e o significado real da missão de Jesus como o prometido "Messias Salvador".

4. Atenda ao convite que lhe é feito na página 60, na 1a. ed. ou página 80, na 2a. ed.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

      Seguir a orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Cristãos sem Cristo”
(Espírito Emmanuel)

A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

       Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DE ESTUDO SEIS” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO