PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
GRUPO DE FORMAÇÃO

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DO GRUPO DE FORMAÇÃO
    O "Grupo de Formação" é composto pelos trabalhadores que foram indicados pelas suas Casas para realizar os estudos previstos na formação através do Programa Jornada Fraterna. É um espaço vibratório para convivência, estudos, reflexões conjuntas, troca de experiências e sínteses formativas dos participantes. Podem participar voluntários sem experiência que estiverem se preparando para atendimento futuro e/ou aqueles já em exercício ou com experiência na área. Estes também se beneficiarão da jornada de formação sistemática que o Programa oferece.

    A seleção dos membros que comporão cada Grupo fica a critério do Centro Espírita. Para melhor aproveitamento das atividades planejadas, o grupo será de até dez ou no máximo doze membros. A experiência tem demonstrado ser mais produtivo que os grupos planejem encontros semanais com duração de duas horas.

REGISTROS DO GRUPO DE FORMAÇÃO
    O Centro Espírita que aderir ao Programa Jornada Fraterna e se dispuser a compor um Grupo de Formação em Atendimento Fraterno (ou mais de um...) poderá registrar seus participantes preenchendo o cadastro fornecido neste site. Serão, assim, facilitados os contatos da equipe com os participantes, envio de notícias e acesso a material relevante e desenvolvimento de estudos de formação continuada, principalmente quando se tratar de eventos presenciais solicitados à nossa equipe.
     Nota: Ressaltamos que os dados de identificação pessoal de cada participante somente serão utilizados para fins de organização interna, isto é, não constituirão objeto de publicação neste veículo de comunicação geral.
ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS DA FORMAÇÃO
    Uma vez decidido quais serão os componentes do Grupo de Formação, cada membro deverá ser informado sobre a dinâmica que será desenvolvida em seus estudos, isto é:
ESTUDO INDIVIDUAL PRÉVIO. Anteriormente a cada encontro de grupo o membro deverá realizar individualmente as atividades de estudo e reflexão orientadas segundo um Roteiro de Estudo numerado. Essas atividades serão objeto de discussão e partilhas entre os membros do Grupo de Formação no encontro subsequente ao estudo individual.
ENCONTRO DO GRUPO DE FORMAÇÃO. É previsto o desenvolvimento de todos os “Roteiros de Estudo” previstos, para completar a formação básica. O grupo se encontrará com frequência periódica acordada entre seus membros. Em cada encontro serão desenvolvidas as atividades sugeridas no Roteiro previamente preparado para o mesmo. A depender da dinâmica do grupo, algum Roteiro de Estudo poderá ser desenvolvido em mais de um encontro do Grupo de Formação.
DINÂMICA DOS ENCONTROS DO GRUPO DE FORMAÇÃO

PRIMEIRO ENCONTRO: No dia marcado para início dos trabalhos serão realizadas as atividades previstas no ROTEIRO DE ESTUDO UM. Estas compõem as orientações para a organização e o estabelecimento do campo de trabalho do Grupo de Formação que inicia seus estudos.

ENCONTROS SUBSEQUENTES AO PRIMEIRO: Do segundo encontro em diante sugerimos uma dinâmica que deverá ser comum a todos os demais encontros do Grupo de Formação.

1. Encontro fraterno dos membros, cumprimentos e pequenas trocas de notícias pessoais.
2. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro. Podem ser seguidas as sugestões dadas no ROTEIRO DE ESTUDO UM. Ou, quando já estudados, no livro-base, os detalhes referentes à formação de campo vibratório para trabalho espiritual, poderão ser seguidas as sugestões ali apresentadas.
3. Leitura de uma mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves daqueles que assim o desejarem. A mensagem específica a cada encontro será sugerida no próprio Roteiro a ser discutido no dia e uma cópia está disponível neste site.
4. Comentários sobre o sentido da citação inicial do capítulo em estudo. Cada capítulo é iniciado por uma citação, que denota um ponto relevante sobre o conteúdo do capítulo. Ela faz parte do conteúdo para reflexão. Deverá ser sempre comentada pelo Grupo.
5. Reflexões, comentários e trocas baseadas no estudo individual do livro-base e nas atividades e observações do Roteiro correspondente. O Roteiro de Estudo, com suas perguntas e comentários, assim como os conteúdos do livro-base a que se referem, representam materiais para observações e partilhas de reações e experiência dos membros do Grupo. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro de Estudo Um.
6. Sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral e a assuntos relacionados, bem como os decorrentes da dinâmica e organização do Grupo de Formação em si.
7. Prece de encerramento dos trabalhos.

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO