PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO FRATERNO
NO CENTRO ESPÍRITA

     Como focalizado em nossa introdução, a Formação Continuada em Atendimento Fraterno representa uma continuação do processo de formação de atendentes fraternos para dialogar com aqueles que buscam a Casa Espírita em sofrimento e/ou aflição. Como tal, focaliza estudos a atividades planejadas para complementação-aprofundamento das compreensões e habilidades sobre as temáticas específicas do Atendimento.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA


OBJETIVOS
Contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades por parte dos Atendentes Fraternos. Focaliza o estudo dos temas relativos às necessidades mais frequentes dos solicitantes de ajuda na Casa. Inclui o estudo sistemático e expandido desses temas, sob os pontos de vista doutrinário e metodológico, segundo a Doutrina Espírita e as realidades da Casa Espírita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimento-síntese de conteúdos de temáticas recorrentes no Atendimento Fraterno, seus limites e método de abordagem no contexto do Diálogo Fraterno e sugestões de encaminhamento dentro do contexto da Casa Espírita e de recursos da Doutrina Espírita.

METODOLOGIA
A Formação Continuada, enquanto aprofundamento no estudo de temáticas, seguirá a mesma metodologia do Programa Jornada Fraterna, explicitado neste site. Portanto, os estudos serão realizados de duas formas:

ESTUDO PRÉVIO E INDIVIDUAL. Anteriormente a cada encontro de grupo o participante deverá realizar individualmente as atividades de estudo e reflexão orientadas segundo o “Roteiro de Estudo” do tema programado e quaisquer outras indicações da Coordenação da formação.

ENCONTRO DO GRUPO DE FORMAÇÃO. As atividades indicadas para estudo individual serão objeto de discussão e partilhas entre os membros do Grupo de Formação em encontro subsequente ao estudo individual. Além da dinâmica orientada pelo Programa Jornada Fraterna, o encontro do Grupo poderá ser desenvolvido com inclusão de outras atividades, a depender do conteúdo a ser focalizado na reunião. Para melhor aproveitamento, recomenda-se que o número de participantes seja de no máximo vinte pessoas.

MATERIAIS DE ESTUDO DAS TEMÁTICAS


ROTEIROS DE ESTUDO
São materiais complementares, elaborados especificamente para o Programa. Apresentam questões para discussão e exercícios a serem realizados, individualmente e no Grupo de Formação. Para cada temática, há um Roteiro orientador de textos indicados para estudo da mesma.

TEXTOS, LIVROS, AUDIOVISUAIS E OUTROS, SOBRE TEMÁTICAS ESPECÍFICAS
Materiais selecionados que abordam conhecimento básico introdutório e de aprofundamento dos estudos sobre as temáticas mais frequentemente apresentadas pelos atendidos no diálogo fraterno, abrangendo:


⇒ Textos originais contendo sumário dos conceitos fundamentais sobre cada tema, em sua abordagem científica e, principalmente, segundo a visão da Doutrina Espírita.
⇒ Textos e outros materiais sobre como conduzir o diálogo fraterno dentro do âmbito da temática em foco.
⇒ Livros e outros materiais selecionados sobre a temática, especificamente orientados para recomendação aos atendidos e/ou para estudo aprofundado do Atendente Fraterno.

Os materiais poderão ser encontrados em seu original no site, serem indicados nele ou resultarem de produção do próprio Grupo de Formação. No caso de utilização de materiais outros que não estejam indicados no site, recomendamos que estes sejam utilizados somente após os estudos básicos sobre o tema e que sejam previamente analisados pela Coordenação, para verificar se a abordagem e as conceituações são concordes com os fundamentos do método e a filosofia do Programa.

PROGRAMAÇÃO DOS ESTUDOS E CALENDÁRIO
Ficará a cargo da Coordenação da Formação Continuada os seguintes aspectos da programação:


⇒ Indicação dos estudos específicos que deverão ser realizados individualmente antes de cada encontro marcado.
⇒ A programação dos encontros presenciais e dos intervalos de tempo entre eles, que dependerão da extensão dos estudos indicados. Poderá haver, por exemplo, intervalo de três a quatro semanas entre encontros, a depender da disponibilidade dos integrantes.
⇒Quanto à duração dos encontros, sugerimos que seja de quatro horas e meia, divididas em dois períodos de duas horas, com um intervalo de meia hora entre eles.


A depender da extensão dos estudos indicados, das possibilidades do Grupo e da programação do encontro específico, uma mesma temática poderá ser abordada em mais de uma reunião do Grupo. Isto é, um encontro poderá focalizar material básico e um próximo se valer de projeção de vídeo e comentários, assim como de discussões sobre livro de conteúdo indicado no site ou estudo de casos... A Coordenação poderá se valer, também, de palestras, encontros vivenciais e/ou oficinas desenvolvidas por especialistas no tema estudado, desde que observadas as recomendações feitas na seção dos materiais da formação.
Sugerimos iniciar a formação continuada pelo estudo das temáticas do Sofrimento Humano e de Perdas. Os outros temas poderão ser estudados em qualquer ordem...

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2019

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO