PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO VINTE E QUATRO

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

  O presente Roteiro focaliza atividades de complementação do Roteiro de Estudo Vinte e Três, anterior, que focalizou o capítulo 26: Concluindo o Diálogo Fraterno: Recomendações e Encaminhamentos doutrinários. 
RECURSOS ESPECÍFICOS DA CASA ESPÍRITA
RECOMENDAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS

     OBJETIVO DO ROTEIRO: Estudo dos aspectos organizacionais e funcionais do Centro Espírita de sua atuação, isto é, suas normas básicas, a organização e o funcionamento de suas diversas áreas de ação, incluindo o trabalho de Atendimento Fraterno e sua relação com os outros órgãos da Casa. Formas e condições de encaminhamento do atendido para auxílio dentro do contexto e dos recursos da Casa Espírita.

      Para continuar sua formação, realize as atividades que se seguem.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

    O material para o estudo individual deste Roteiro vai depender do que tenha sido preparado pelo Coordenador do Grupo de Formação (e seus auxiliares). Caso ele tenha sido elaborado em formato de apostila – e/ou de coletânea de documentos - seu trabalho será examinar todo o material cuidadosamente antes da reunião de seu Grupo, anotando suas dúvidas e refletindo em possíveis contribuições.

    De toda forma, você necessitará possuir os seguintes itens de informação, antes de seu ingresso na atividade do Atendimento Fraterno.

Sobre as “RECOMENDAÇÕES” a serem feitas a todos os atendidos, sugeridas na ficha de mesmo nome no livro-base (capítulo 26).

1. Verifique se a sua Casa duplicou a ficha “Recomendações” para entrega aos atendidos. Se afirmativo, estude como explicar ao Atendido seu conteúdo, de forma muito breve. Pode ser utilizado o texto fornecido na ficha. De toda forma, saiba como responder a dúvidas sobre cada um dos itens.
2. Ou seja, além de informar sobre os efeitos da oração e a possibilidade do Atendido adquirir o livro Evangelho Segundo o Espiritismo, verifique se ele sabe onde, em quais dias e horários poderá:
• assistir às palestras públicas;
• tomar passes;
• utilizar-se de água fluidificada.
3. Verifique se o Atendido sabe como realizar o Evangelho no Lar. Se a Casa possui folheto com instruções, verifique se você terá cópias disponíveis para distribuir. Se não existirem cópias, explique o processo verbalmente, caso ele não saiba como realizar esta prática.
4. Verifique se sua Casa dispõe de algum grupo de implantação do Evangelho no Lar. Se dispõe, estude os procedimentos necessários para que seu Atendido seja contemplado com o agendamento do serviço, se apropriado para o caso.
5. Verifique quais são as atividades de evangelização e estudo da Casa e como o seu Atendido poderá conseguir ingresso nas atividades apropriadas para ele e/ou seus dependentes.

Informações necessárias para fazer os encaminhamentos específicos
1. A organização geral de seu Centro Espírita:
• Diretorias e/ou Departamentos
• Atividades disponíveis, por unidade da Casa (permanentes e projetos): Normas; possibilidades; requisitos; restrições...
• Como é realizado o ingresso/encaminhamento/acesso a cada atividade.
• Horários; fichas de encaminhamento...
2. As normas de funcionamento (operacionais) da Atividade do Atendimento Fraterno de seu Centro Espírita.
NOTA: Estas normas já deverão ter sido abordadas nas atividades do Roteiro de Estudo Dezessete, referentes ao capítulo 19 de livro-base: O Diálogo Fraterno na Prática: A Preparação para o Atendimento. Se necessário, retorne a ele e verifique quais informações ainda lhe são desconhecidas sobre a organização e o funcionamento da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo em sua Casa de atuação. Se lhe foram entregues documentos que abordam as normas internas, estude-as e partilhe conhecimento e dúvidas em seu Grupo.
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Pode Acreditar”
(Espírito André Luiz)
A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA
Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE E CINCO” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2019

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO