PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DEZESSETE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 19 e 20
Os capítulos focalizados neste Roteiro tratam de aspectos de ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo.

19. O Diálogo Fraterno na Prática:
      A Preparação para o Atendimento
Páginas 195 a 201 (1a. ed.); Páginas 269 a 278 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 19 - Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento:Explicita ações e elementos envolvidos na preparação para a atividade do Atendimento Fraterno pelo Diálogo: (1) do ambiente físico da instituição; (2) do Grupo de Trabalho e da pessoa do Atendente; e (3) do ambiente e do acompanhamento do público em espera de atendimento.

20. O Diálogo Fraterno na Prática:
Funções Exercidas Durante o Encontro
Páginas 203 a 208 (1a. ed.); Páginas 279 a 287 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 20 - Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento:Expande a conceituação das funções de acolhimento, consolo, esclarecimento e encaminhamento no contexto do processo do Diálogo Fraterno, especificando características, finalidades e modo de conduzir cada uma, relacionando-as à essência cristã da atividade.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

ESTUDO DO CAPÍTULO 19

 A preparação dos campos físico e pessoal para dialogar com o Atendido é fator determinante do sucesso do trabalho, como já foi focalizado anteriormente. No capítulo 19 detalhamos importantes considerações a esse respeito. Depois de lê-lo, trabalhe os itens seguintes.
1. Verifique se a sua Casa de trabalho possui uma atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo organizada.
• Se a sua resposta for negativa, em quais condições o serviço poderá ser implantado?
• Se o serviço já se encontra em funcionamento, como se realiza? Procure verificar, antes do encontro de seu Grupo, aspectos como tipo de atendimento (se é feito por Atendentes que se preparam e atuam individualmente ou por Grupo de Atendimento de funcionamento regular); ambiente físico; horários e formas de atendimento; aspectos de preparação e etapas de desenvolvimento do trabalho (do Grupo - se for o caso - e do ambiente pessoal de cada Atendente).
2. Em sua Casa de atuação como se faz o acompanhamento do público solicitante que espera para ser atendido?
3. Compare a situação de sua Casa com o colocado no texto, em cada um dos tópicos do capítulo. Estude, resumindo para comentar, as semelhanças, diferenças e providências que poderão ser tomadas em um sentido ou outro.

ESTUDO DO CAPÍTULO 20

     Você já deve ter percebido que nossa abordagem didática é de progressiva expansão de conceitos e sugestões práticas para cada componente de nosso estudo. Assim, neste capítulo expandimos as considerações sobre o conceito da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo e as quatro funções de ajuda que o Atendente desempenha junto ao seu Atendido, no decorrer do trabalho, isto é, o acolhimento; o consolo; o esclarecimento e os encaminhamentos.

     Verifique no texto o que definimos para cada uma das funções, refletindo sobre sua atuação presente ou futura e idealizando o que corresponde aos resultados desejáveis para cada uma delas.
Mais adiante dedicaremos pelo menos um capítulo para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a cada função do Diálogo Fraterno focalizada neste capítulo.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Compaixão Sempre”
(Espírito Emmanuel)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

    Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DE ESTUDO DEZOITO” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO