PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO VINTE E TRÊS

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 26
Concluindo o Diálogo Fraterno:
Recomendações e Encaminhamentos Doutrinários
Páginas 277 a 285 (1a. ed.); Páginas 375 a 385 (2a. ed.)
OBJETIVO DO CAPÍTULO 26 - Parte II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual: Explicita os objetivos gerais e tipos de encaminhamentos doutrinários a serem feitos. Apresenta uma ‘Ficha de Recomendações Gerais’, como sugestão para todos os Atendidos. Sugere reflexões sobre os encaminhamentos a recursos específicos. Orienta sobre aspectos do encerramento de cada encontro durante o trabalho do dia.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

      Neste capítulo focalizamos as conceituações, aspectos técnicos e sugestões práticas para que você desenvolva, com seu Atendido, a quarta função do Diálogo Fraterno: as “recomendações e encaminhamentos doutrinários” pertinentes à questão trazida ao encontro (lembre-se de que as três outras funções são o acolhimento, o consolo e os esclarecimentos doutrinários).

      Assim como nos outros estudos desta parte prática, idealmente, você internalizará as sugestões apresentadas e as praticará até que se tornem espontâneas e naturais nas suas vivências. Continue seus estudos e a exercitação a partir do seguinte.
1. Com qual objetivo principal você fará o encaminhamento de seu Atendido aos recursos da Doutrina Espírita?
2. Observe a “Ficha de Recomendações Gerais” sugerida no texto. Verifique como será mais prático ou possível utilizá-la com seus atendidos, de acordo com a realidade e os requisitos de sua Casa de atuação.
3. Observe as recomendações colocadas no texto para:
• Os encaminhamentos aos recursos específicos recomendáveis a Atendidos diferentes (a lista colocada no texto abrange apenas tipos principais de encaminhamentos).
• Como você deverá encerrar o Diálogo Fraterno.
• Os requisitos de preparação para um novo atendimento no mesmo dia de trabalho e o encerramento geral da atividade.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
Atenção!!! Como este capítulo apresenta conceitos e técnicas de aplicação prática, sugerimos que o Grupo desenvolva trabalhos de exercitação, como pequenas simulações, trocas de experiências pessoais positivas e negativas e exemplificações que expandam as sugestões apresentadas no capítulo.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Trabalhos Imediatos”
(Espírito Emmanuel)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

      Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE E QUATRO” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO