PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO SETE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 7
O Trabalho com Jesus: “Apascenta as Minhas Ovelhas”
Páginas 83 a 86 (1a. ed.); Páginas 111 a 117 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual - Define o que Jesus espera daqueles que atendem o Seu chamado e se dispõem a trabalhar, em Seu nome, junto ao próximo. Conceitua, através de exemplos, o que significa a incumbência que Jesus coloca para aqueles que escolhem trabalhar no Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

     Este é um capítulo pequeno em extensão, mas profundo em sua significação para nós. Pois que nos fala da pacificação interior, qualidade essencial a ser cultivada por quem deseja servir ao próximo. Leia-o com o coração e a seguir responda às questões abaixo, anotando as necessidades ainda não atendidas para sua própria pacificação interior.

Observação: Você pode anotar seus pensamentos por escrito, para maior conscientização; se quiser, compartilhe suas anotações com seu Grupo.

1. Anote os significados do termo apascentar, distinguindo a sua concepção em relação ao próximo e em relação a si mesmo.

2. Quais atividades evangélicas (espíritas) você considera que são essencialmente apascentadoras? Por que elas são capazes de apascentar o corpo e a alma? Você as tem praticado em proveito de si mesmo?

3. Você tem experiência, como trabalhador, em alguma atividade pacificadora, organizada, de sua Instituição? Reflita em como ela atua para "apascentar" os que a frequentam - como trabalhadores e como assistidos. Esteja pronto para compartilhar suas conclusões com seus companheiros de Grupo de Formação.

3. Reflita (e anote, para conscientização): O que você faz, em seu cotidiano, para nutrir-se de:

• Serenidade e paz?
• Beleza e harmonia?
• Amor?
4. Rememore, conscientemente, como você distribui as atividades em seu cotidiano e como administra seu tempo para incluir atividades que o apascentem. Observe, também, em quais circunstâncias você permite que sua paz seja alterada e anote como você pode agir para a retomada de sua serenidade e paz.
5. Releia a definição da finalidade do Atendimento Fraterno ao próximo, ressaltada no livro-base por um quadro (página 85, na 1a. ed. ou página 115, na 2a. ed.). Especifique as quatro ações ali enumeradas, imaginando-as na realidade de seus atendimentos. Anote essas ações como fundamentais na prática do Atendimento Fraterno.
6. Na mensagem “Apascenta”, inclusa no texto, nas páginas 85-86 (1a. ed.) ou nas páginas 116-117 (2a. ed.), Emmanuel especifica com clareza posturas pacificadoras a serem tomadas pelo Atendente. Destaque quais são, enumerando-as para sua reflexão e compartilhamento no Grupo. Dê-se conta de que essas posturas são definidoras da abordagem de pacificação recomendada por Jesus.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA
      Para este estudo, sugerimos reflexões baseadas em duas pequenas mensagens do Espírito Emmanuel. Nos textos, grifamos algumas expressões. Estas complementam posturas sugeridas aos Atendentes e devem ser objeto de comentários específicos pelo Grupo. As mensagens são:

“No Pão Espiritual” e "Tenhamos Paz"
As mensagens integrais encontram-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Podem ser baixadas pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

   Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO OITO” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !


copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO