ATENDIMENTO FRATERNO NO CENTRO
ESPÍRITA

LIVRO INDICADO:



SEXO E CONSCIÊNCIA

AVALIADO POR: Luiz Fernando Regnier Marques.

Referência do Livro
     FRANCO, Divaldo Pereira (autor). LOPES, Luiz Fernando (org.). Sexo e Consciência. 1.ed. Salvador: LEAL, 2016. 581 p.
                                                           
Assuntos temáticos
      A SEXUALIDADE HUMANA, analisada dentro da visão espírita, em suas práticas e consequências.

Livro Indicado para
Complementar estudo do Atendente Fraterno:  considerando que o Atendente Fraterno já deve ter noção, de modo geral, do tema, ele é indicado como um precioso complemento aos seus conhecimentos porque o sexo é abordado com a profundidade e a extensão necessárias.
• Pessoas que adotaram o ideal espírita como modelo de conduta. Indicado para conhecimento de uma coletânea organizada de palestras e ensinamentos de Divaldo sobre sexo.
Leitura pelo atendido. Pode ser indicado para o atendido, desde que este já possua conhecimento da Doutrina Espírita.

Apreciação Geral do livro
      Esta grande obra, organizada por Luiz Fernando Lopes, é resultado de um trabalho arduamente realizado. Tem por objetivo esclarecer o leitor sobre as diferenças entre o sexo consciente e o sexo desordenado. Realizado por meio de pesquisas em audiovisuais, que contém a gravação de palestras e seminários proferidos por Divaldo Franco em todo o Brasil, explicita todas as implicações e consequências decorrentes dos abusos praticados na sexualidade humana.
     Ressalta, ainda, a importância da sublimação das energias sexuais, canalizando-as para a prática de tarefas nobres que promovam a nossa evolução moral e espiritual.


Resumo do Assunto do Livro e da Abordagem do Autor:
     A obra é composta de quatorze capítulos, tendo cada um vários subtítulos e cerca de 581 páginas. O trabalho em si é de Divaldo, tendo o organizador o mérito da compilação.
      No primeiro capítulo, Divaldo narra as dificuldades iniciais com a libido e como a contornou usando os mesmos meios de Chico Xavier, aliás ensinados pelo próprio Chico.
      No decorrer dos capítulos vai narrando a forma correta da prática sexual, consequências do abuso e da promiscuidade.
      Trata do homossexualismo, nas suas diversas vertentes, e dá a visão espírita para o tema. Aborda a adoção de crianças pelos casais homoafetivos.
      Muito interessante a parte sobre prostituição em que relata vida de Maria de Magdala, de como ela adotou a conduta cristã e o seu trabalho junto aos hansenianos.
      No capitulo nove: “O Amor em suas Múltiplas Expressões”, além de várias abordagens sobre o amor, discorre a respeito da vida da formidável médium Ivone A. Pereira e aborda o tema do suicídio.
      O sexo no carnaval (a carne nada vale), também merece suas considerações sobre as origens e como as trevas aproveitam dos incautos tresloucados pelas possibilidades do sexo irresponsável.
      Nos capítulos e nas suas subdivisões, Divaldo exemplifica os temas com narrativas emocionantes de casos que aconteceram nas suas atividades, conseguindo converter pessoas ou resgatar os equívocos cometidos por elas.
     Finalmente, no derradeiro capítulo, “Jesus: Modelo de Sexualidade Integral” ele mostra como Jesus, a luz da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, possuía em total equilíbrio o “animus” e a “anima”.
     Divaldo nos convida estudar a Doutrina com afinco citando a máxima do Espírito  de Verdade: “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”.     

Pontos a considerar, colocados por Divaldo na obra
      “Em muitas ocasiões, após palestras ou no Atendimento Fraterno, fui abordado por pessoas que se diziam homossexuais, estarem utilizando drogas e praticando promiscuidade... Para qualquer transtorno dessa natureza minha recomendação inicial é sempre a mesma: assistência psiquiátrica, psicológica e principalmente espírita”. Pag.224.
     

Destaque de Citações
     “A nossa tarefa evolutiva é aprimorar os recursos espirituais de que somos portadores para atingir um estado de sublimação sexual”. Pag.17.

     “Cada um de nós é um ser com características específicas no plano da evolução. Transitamos em níveis evolutivos diversos”. Pag.33.

     “Perdoar significa não desejar ao outro o mesmo mal que nos foi feito. Significa também não revidar, e dar a pessoa equivocada o direito de ser alguém mais feliz”. Pag.101.

     “O verdadeiro amor não dispensa a atitude leal e a palavra negativa que deve ser dita de vez em quando como forma de por limites a quem precisa”. Pag.532.

     “O papel primordial na educação sexual dos filhos pertence à família”. Pag.533.

Aspectos complementares
      A obra, transcrições fieis e resumidas das palestras de Divaldo, é de fácil compreensão, agradável leitura, relatos das vivências emocionantes. Também narra os momentos engraçados e embaraçosos vividos pelo notável médium.

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO