EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
TEMÁTICA: DEPRESSÃO
CONCEITOS BÁSICOS PARA A
COMPREENSÃO DA DEPRESSÃO
Nas mais diversas épocas, regiões ou etnias da Terra sempre existiram seres humanos em depressão. As estatísticas demonstram também que a depressão ocorre tanto na vida daquelas pessoas consideradas comuns, como na daquelas que alcançaram reconhecimento pelo seu talento especial, acompanhado muitas vezes de fama e riqueza.
DEPRESSÃO: COMO ENTENDÊ-LA?
O entendimento do que seja a depressão, sua conceituação, suas causas e os tratamentos recomendados têm variado ao longo do tempo. Atualmente é considerada como o resultado de uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.
Os diferentes modos de ver e estudar o depressivo direcionam a conceituação, os cuidados e os recursos que são utilizados em seu tratamento.
Nesta síntese, distinguimos dois tipos de visão do que seja a depressão: a visão médica e a visão espiritual. Para esta segunda visão nos baseamos em conhecimentos e práticas da Doutrina Espírita, que nos interessam mais de perto, uma vez que é sobre suas bases conceituais que atuamos no Atendimento Fraterno a depressivos, no contexto de nossos Centros Espíritas.
A medicina caracteriza a depressão como um “transtorno afetivo”, ou seja, uma doença do afeto.
A VISÃO MÉDICO-DIAGNÓSTICA DO ESTADO DE DEPRESSÃO
FOCO DO TRATAMENTO MÉDICO
A partir dos sintomas identificados, são oferecidos tratamentos que têm por finalidade amenizar ou controlar os mesmos.
(Richard Simonetti – Revista Reformador de setembro de 2008).
A VISÃO ESPIRITUAL DO ESTADO DE DEPRESSÃO
1. Os fatores internos da alma ou fatores consequenciais e
CAUSAS INTERNAS: CONSEQUENCIAIS
CAUSAS EXTERNAS: CIRCUNSTANCIAIS
As causas por fatores externos circunstanciais envolvem reações a situações e ocorrências desta encarnação, principalmente as decorrentes do momento planetário - composto de intensas vibrações das mudanças de plano evolutivo do planeta Terra - e da cultura e valores sociais vigentes, com foco nas coisas exteriores, na posse transitória de bens materiais e nos recursos artificiais de relacionamento com os outros e a vida.
(Em "Bem-Aventurados os Aflitos", item 25).
FOCO DO TRATAMENTO ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO
Para novo conteúdo sobre a depressão, volte ao menu principal da temática e escolha outro material para estudar.