Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
Um Olhar Espírita para o Ser Humano
OBJETIVO DO CAPÍTULO 16. Parte II: Seção IV - Conceitos Operacionais -Através de um exemplo histórico, sugere reflexões sobre a necessidade de um olhar de essência para quem chega ao Atendimento Fraterno. Apresenta a visão Espírita do ser humano como compreensões e modos de ver fundamentais à metodologia da compaixão e da misericórdia do Cristo Consolador.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
Neste capítulo você é convidado a refletir sobre suas ideias pré-formadas sobre aquele que busca o Atendimento Fraterno, ao mesmo tempo que sobre si mesmo, enquanto pessoa. Pois que a visão cristã do ser humano – e, dentro dela, a visão espírita - transcende a maneira usual de olharmos para nós mesmos e o nosso próximo. Para tornar clara a diferença, sugerimos que você examine as palavras de Emmanuel no prefácio do livro Missionários da Luz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Neste, o Benfeitor sintetiza a visão do autor, o Espírito André Luiz, de que o ser humano...
"(...) é um Espírito Eterno habitando temporariamente o templo vivo da carne terrestre; que o perispírito não é um corpo de vaga neblina e sim organização viva a que se amoldam as células materiais; que a alma, em qualquer parte, recebe segundo as criações individuais; que os laços do amor e do ódio nos acompanham em qualquer círculo da vida; que outras atividades são desempenhadas pela consciência encarnada, além da luta vulgar de cada dia; que a reencarnação é orientada por sublimes ascendentes espirituais e que, além do sepulcro, a alma continua lutando e aprendendo, aperfeiçoando-se e servindo aos desígnios do Senhor, crescendo sempre para a glória imortal e que o Pai nos destinou."
Diante de tal visão, o capítulo em estudo apresenta-nos o desafio de mudarmos as nossas concepções usuais - centradas mais nas aparências existenciais - para a essencialidade do Espírito Imortal que todos somos. Para atender a esse desafio, trabalhe as proposições a seguir.
3. Reflita sobre suas disposições interiores para realmente mudar sua visão do ser humano, considerando-o primeiramente em sua Essência Imortal e em suas possibilidades infinitas como criatura evolutiva. Essas disposições se encontram presentes em sua intimidade, de forma natural? Se não, como você qualifica a sua disposição? Você pode identificar preconceitos e predisposições - "escamas" obscurecendo sua visão - atual do ser humano? Será necessário - ou não - um trabalho ativo de conscientização e reformulação de conceitos de sua parte?
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
MENSAGEM INSPIRADORA
SUA PRÓXIMA TAREFA
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016