Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
OBJETIVO DO CAPÍTULO 8
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual: Evidencia a transcendência do Cristo e de Sua missão e a natureza do Seu legado a nós, no tocante às qualidades vibratórias do Amor Divino, que Ele implantou no Planeta.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
Observação: Sugerimos que você anote suas reflexões, para maior conscientização; compartilhe suas anotações com seu Grupo. Leia o capítulo, reflita e responda às questões a seguir.
1. Após ler sobre a verdadeira missão do Cristo ao se manifestar no Planeta, como você passa a entender a questão da "salvação" que Ele veio nos oferecer? Em outras palavras, os testemunhos de Jesus em sua passagem pela Terra tiveram por objetivo nos "salvar" das consequências de nossos equívocos? Sim, não? Como é nosso entendimento espírita quanto à esta questão?
2. No capítulo é enfatizada a figura do Cristo como força de sustentação do Planeta. Que força é essa, que somente Ele pode introduzir na Terra?
3. Conhecemos a vida histórica de Jesus de Nazaré através das escrituras. Subjacente aos relatos existe a realidade transcendente do Cristo. Considere essas duas questões - e o texto do livro-base - e conclua sobre a missão físico-espiritual do Cristo ao descer às vibrações deste Planeta. Porque foi essencial que Ele se manifestasse em nosso plano existencial?
4. Na página 89 do livro-base, citamos afirmativas de João, o Evangelista, sobre a natureza e o trabalho do Cristo. Uma delas é: “Ele estava, no princípio, junto de Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que se encontra feito se faria.” Quais postulados espíritas sobre Deus e Jesus são confirmados por essas afirmativas de João?
5. Como se pode interpretar as razões pelas quais Jesus insistiu sobre termos de utilizar "ouvidos de ouvir" a sua mensagem e sobre ele ter que fazer uso de parábolas para ser entendido?
6. Qual foi o legado amoroso do Cristo para nós?
7. Qual a consequência, para o Atendente Fraterno, de irradiar a frequência do amor fraterno?
8. Tome o exemplo da passagem evangélica sobre a cura da mulher que sofria do fluxo contínuo de sangue. O que se pode concluir sobre a condição essencial – ensinada por Jesus – para que nos beneficiemos da cura espiritual do corpo físico? Reflita sobre isto sobre o ponto de vista do processo vibratório que ocorre nesses casos.
9. Reflita sobre seu papel e consequências de se colocar no mundo como um "ramo da videira verdadeira".
10. Verifique, em nota do texto, o conceito de "ressonância". Baseado nele, o que você entendeu como "entrar em ressonância" com as “qualidades de pacificação e cura do campo de amor crístico”? Afirmação constante das páginas 95-96 (1a. ed.) ou das páginas 130-132 (2a. ed.). Qual a importância deste acontecimento para o processo do Atendimento Fraterno?
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Seguir os itens da “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
MENSAGEM INSPIRADORA
“Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade”.
SUA PRÓXIMA TAREFA
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016