PREMISSAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO
SELEÇÃO DE PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO
Os participantes são selecionados por quem de direito na Casa Espírita, dentre aqueles trabalhadores que se julga atenderem ao perfil adequado para o trabalho do Atendimento Fraterno. Recomenda-se utilizar como critérios de seleção a análise das experiências-base do candidato, principalmente quanto à maturidade pessoal e atuação efetiva em grupos de trabalho como voluntário associado do Centro Espírita, assim como conhecimento da Doutrina Espírita, comprovado por cursos como o ESDE ou equivalentes - e outros de aprofundamento. Outro critério muito importante na seleção de um candidato se refere às posturas do mesmo frente aos estudos e ao trabalho futuro. É fundamental que ele se sinta vocacionado para uma jornada de identificação de si mesmo como aprendiz do evangelho e, como tal, compromissado com a dedicação necessária ao trabalho de cuidar do próximo em sofrimento. É importante, ainda, que ele tenha disponibilidade de tempo e abertura de mente e coração para uma formação que implica em uma jornada pessoal de muita reflexão, reafirmação de valores e trabalho íntimo intenso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. Fundamentação, organização e prática do Atendimento Fraterno
II. Organização e funcionamento da Casa Espírita
MATERIAIS PARA ESTUDO
LIVRO-BASE: Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador. Neuza Zapponi-Mello. Brasília: FEDF (1a. edição: 2015; 2a. edição:2017).
DESENVOLVIMENTO DA JORNADA DE FORMAÇÃO
ESTUDO PRÉVIO E INDIVIDUAL. Anteriormente a cada encontro de grupo o membro deve realizar individualmente as atividades de estudo e reflexão orientadas segundo o “Roteiro de Estudo” programado.
ENCONTRO DO GRUPO DE FORMAÇÃO. As atividades do Roteiro de Estudo são objeto de discussão e partilhas entre os membros do Grupo de Formação no encontro subsequente ao estudo individual. O Grupo de Formação deve seguir a dinâmica especificamente orientada pelo Programa.
A programação avaliada como melhor pela maioria dos que já fizeram a Formação prevê encontros semanais, de duas horas cada, focalizando um Roteiro de Estudos por encontro, com distribuição de tempo razoável para os estudos individuais e para "maturação" do conteúdo discutido em Grupo. Esta programação é oferecida no site, acompanhada por um "Calendário de Encontros Presenciais" para planejamento das datas dos encontros do Grupo de Formação.
+++++++++
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2017