PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DEZOITO

Querido Irmão, Querida Irmã,
Alegria e Paz!

      Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 21
O Diálogo Fraterno na Prática:
Interações Adequadas ao Processo
Páginas 209 a 224 (1a. ed.); Páginas 289 a 308 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 21 - Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento: Focaliza atitudes e posturas íntimas a serem adotadas pelo Atendente durante todo o desenvolvimento do processo de Atendimento Fraterno pelo Diálogo, como formas adequadas para suas interações com o Atendido. Sugere comportamentos perturbadores a evitar.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

     Como consta do objetivo do capítulo, focalizamos oito posturas íntimas a serem mantidas por você em todos os seus atendimentos, bem como algumas posturas ilusórias que podem estar presentes em seu modo espontâneo de interagir. Relacionamos também onze atitudes e comportamentos perturbadores a evitar durante as interações com os Atendidos.
     Como você pode deduzir, este capítulo é oferecido como um referencial a ser consultado com frequência, até que seus conteúdos se tornem automatizados em sua intimidade e em seus comportamentos interativos. Isto é, sugerimos que os conteúdos do capítulo sejam utilizados para uma primeira reflexão, praticados com frequência até a sua plena assimilação, e, principalmente, quando surgir alguma dúvida ou desconforto com a tarefa de dialogar com o próximo. Neste primeiro estudo sugerimos que você:
1. Faça o propósito de internalizar as posturas íntimas indicadas, em seus contatos com as pessoas que atende ou atenderá em Diálogo Fraterno. Reflita sobre como exercitar-se nesse propósito até que elas sejam naturais ao seu modo de sentir e atuar frente aos atendidos.
2. Caso você já esteja em exercício da atividade do Atendimento Fraterno, analise se você incorre nas atitudes e comportamentos a EVITAR nas suas interações com os seus atendidos. Estenda sua análise às suas interações no ambiente social, principalmente caso esteja se preparando para começar a atividade em sua Casa Espírita.
3. Anote os resultados de suas reflexões e análises, localizando os pontos que você já atende, aqueles que demandam maior exercitação e aqueles que se encontram necessitados de reformulação.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Pensamento Espírita”
(Espírito Emmanuel)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DE ESTUDO DEZENOVE” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO