Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
OBJETIVO DO CAPÍTULO
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção I: Motivacional: Conceitua a atividade de Atendimento Fraterno no Centro Espírita como vivência do Consolador prometido por Jesus, definindo-a através da rememoração de aspectos de sua evolução histórica e de sua inserção na área do Atendimento Espiritual, segundo orientação atual da Federação Espírita Brasileira.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
Logo no início da leitura Emmanuel lhe dirá que o “Espiritismo é um processo libertador de consciências”. Através do texto do capítulo - e da mensagem sugerida para o Grupo - você está iniciando uma jornada de reflexões sobre como vivenciar esse processo através do Atendimento Fraterno. Propomos que você trabalhe as seguintes questões:
1. Em quais atividades do seu Centro Espírita (ou de sua vida) você vê aplicados os ensinamentos e a terapêutica do Cristo, como proposto pela classificação nas páginas 37-38 (1a. ed.); ou 49-50 (2a. ed.)?
2. Passe aos “Propósitos do Atendimento Fraterno no Centro Espírita”: Páginas 39 a 42 (1a. ed.); ou páginas 51 a 55 (2a. ed.). Resuma para si mesmo cada um dos elementos considerados. Reflita se você concorda – ou não – com a argumentação apresentada. Note a diferença conceitual que existe na utilização comum dos termos e a especificação especial que é dada a eles, para uso no contexto do Atendimento Fraterno. Em geral, considere (e anote para a discussão em grupo):
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
MENSAGEM INSPIRADORA
A mensagem encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.
Observação:
Caso o Grupo se disponha, recomendamos a leitura e comentário de todo o capítulo VI do Evangelho, dada a sua importância para a formação do campo propício à atividade de Atendimento Fraterno com o Cristo Consolador, objeto de nossos estudos. Chamamos a atenção dos membros do Grupo para a beleza das mensagens do Espírito de Verdade e sua imensa significação para o trabalho de consolação dos aflitos. Trechos poderão ser destacados para serem utilizados quando do encontro com as pessoas em sofrimento ou para indicações de leitura.
SUA PRÓXIMA TAREFA
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016