ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO

ROTEIRO DE ESTUDO NOVE
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
       Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 9
Compaixão e Misericórdia: A Metodologia do Amor
Páginas 97 a 107 (1a. ed.); Páginas 133 a 147 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 9
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual
Conceitua como qualidades do atendimento com o Cristo: o estado interno de compaixão e a misericórdia evangélica. Focaliza a relação entre a compaixão e a misericórdia no relacionamento com o próximo, dentro da abordagem do Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
      Iniciamos este capítulo com a afirmativa de que “A compaixão e a misericórdia são formas fundamentais de manifestação do Amor do Cristo”.
      O trabalho de Atendimento Fraterno, como proposto nesta formação, utiliza a metodologia da compaixão e da misericórdia para manifestar o Amor Crístico ao próximo. Essa metodologia aplica os ensinamentos e energias evangélicas, portanto espíritas, caracterizando-se como base essencial da “Terapêutica do Cristo Consolador”.
     É fundamental, portanto, que você, como Atendente, compreenda os conceitos e os incorpore em sua forma de se relacionar consigo mesmo e com os outros seres humanos.
     Por essa razão, solicitamos redobrada atenção ao estudo desse capítulo e sua focalização e partilha no Grupo de Formação, buscando contribuir com exemplificações práticas de sua própria experiência relacional.
      Para nosso estudo, propomos as questões seguintes.

SOBRE COMPAIXÃO
1. Resuma em uma sentença o conceito de “compaixão”, como é explanado no livro-base. Se quiser, utilize os mesmos termos do texto.
2. Que aspectos são necessários ter em mente para incorporar em nossa intimidade o "olhar de compaixão"?
3. A partir de suas observações ou de experiências pessoais, elabore exemplos de como o olhar de compaixão se torna uma necessidade na relação com o mundo atual.
4. Quais compreensões necessitam estar presentes para que tenhamos um estado interno de compaixão no Atendimento Fraterno?

SOBRE MISERICÓRDIA COMPASSIVA
5. Resuma em uma sentença o conceito de “misericórdia”, como é explanado no livro-base. Se quiser, utilize os mesmos termos do texto.
6. Qual o papel da compaixão na aplicação da misericórdia divina para com nossas faltas evolutivas?
7. Resuma os três passos para a aplicação da justiça divina através do uso da misericórdia compassiva.
8. A partir de suas observações ou de experiências pessoais, elabore exemplos de como a metodologia da misericórdia divina pode ser aplicada a situações reais de Atendimento Fraterno. Você pode se inspirar nos exemplos do texto-base, imaginando-se no lugar de Jesus atendendo a casos atuais.
9. Na página 105 do texto-base há a seguinte afirmativa: “A sociedade da época de Jesus era uma sociedade de aparências, em detrimento da essência humana”. Essa observação pode ser aplicada aos dias de hoje? Fundamente sua posição de concordância ou discordância com exemplos.
10. O Cristianismo renovado pelo Espiritismo compreende a Justiça Divina de forma contrastante com outras abordagens. No que consistem esses contrastes em entendimento, quando consideramos as consequências de ações humanas desarmônicas da ordenação Divina?

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA
“Deus Quer Misericórdia”
(Espírito Maria Dolores)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA
     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DEZ” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo