ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



PROJETO JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO VINTE E SEIS
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
    Com o presente Roteiro continuamos o estudo básico das temáticas apresentadas pelos Atendidos no contexto do Atendimento Fraterno. Dada a complexidade de que se reveste cada uma, focalizamos nesta parte somente o material indispensável, introdutório aos temas, deixando os aprofundamentos desejáveis e necessários para a segunda etapa deste Programa, isto é, a Formação Continuada.

Estudo Introdutório das temáticas
“Depressão” e “Suicídio”

OBJETIVOS DESTA PARTE DA FORMAÇÃO
Adquirir uma visão introdutória de cada temática focalizada para:
a) Estar apto a compreendê-la em seus aspectos gerais.
b) Verificar posicionamentos básicos da Doutrina Espírita a respeito da questão.
c) Identificar algumas sugestões de como tratar a temática no contexto do Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
      Neste estudo você é convidado a refletir sobre as temáticas da depressão e do suicídio. Suas reflexões serão baseadas em três textos, oferecidos neste site.

SOBRE A TEMÁTICA DA DEPRESSÃO

TEXTO I - No menu “Formação Continuada: Temáticas”. Item “4. Depressão”, página “Introdução”, leia o texto em sua integralidade. Após, trabalhe os pontos de estudo indicados.
ATENDIMENTO A PROCESSOS DEPRESSIVOS NO CENTRO ESPÍRITA
1. Enumere os tipos de pessoas que nos procuram focalizando a temática da depressão. Você conhece alguém que se enquadre nesses casos? Qual a busca e a condição comum a todos elas?
2. Enumere e reflita sobre as três condições básicas que orientarão o seu processo de ajuda durante o diálogo fraterno. Verifique se você as tem internalizadas, como formas indispensáveis ao seu atendimento.

TEXTO II - No menu “Formação Continuada: Temáticas”. Item “4. Depressão”, página “Conceitos Básicos”, leia o texto em sua integralidade. Após, trabalhe os pontos de estudo indicados. Esteja preparado para discutir as diferentes visões da depressão em seu Grupo de Estudos, a partir de suas experiências de vida.
CONCEITOS BÁSICOS PARA A COMPREENSÃO DA DEPRESSÃO
1. Compare as duas conceituações oferecidas no texto sobre a temática da depressão, representativas de diferentes visões sobre ela.
2. Estude, reflita e delimite para você mesmo as características de cada visão sobre a depressão.
3. Dentro da visão espiritual da depressão, estude e reflita sobre as possíveis causas internas e externas. Prepare-se para citar algum caso que você tenha lido na literatura espírita.
.
SOBRE A TEMÁTICA DA SUICÍDIO

TEXTO III - No menu “Formação Continuada: Temáticas. Item “5. Suicídio”, página “Introdução” leia o texto em sua integralidade. Após, trabalhe os pontos de estudo indicados.
ATENDIMENTO A PESSOAS COM TENDÊNCIAS SUICIDAS NO CENTRO ESPÍRITA
      Elabore mentalmente a aceitação de que a pessoa que pensa em se suicidar - ou que já tenha tentado suicídio - o faz em situação de grande sofrimento, pois age na contramão de seus instintos naturais. A partir dessa premissa, elabore apontamentos para discutir em seu Grupo de Formação sobre as condições essenciais a serem observadas nas ações de auxílio a essa pessoa, dentro do Atendimento Fraterno.

OBSERVAÇÃO: Sobre sugestões de autocuidados para os atendidos. Todas as sugestões indicadas para as pessoas em sofrimento, constantes do menu “2. Sofrimento – Cuidados que Auxiliam”, neste site, (estudadas no Roteiro de Estudo Vinte e Cinco) são apropriadas também para as temáticas do presente Roteiro.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA
“Amar, não Sofrer”.
(Espírito Hammed)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA
Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE E SETE” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2017

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo