ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DEZOITO
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
      Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 21
O Diálogo Fraterno na Prática:
Interações Adequadas ao Processo
Páginas 209 a 224 (1a. ed.); Páginas 289 a 308 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 21
Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento
Focaliza atitudes e posturas íntimas a serem adotadas pelo Atendente durante todo o desenvolvimento do processo de Atendimento Fraterno pelo Diálogo, como formas adequadas para suas interações com o Atendido. Sugere comportamentos perturbadores a evitar.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
     Como consta do objetivo do capítulo, focalizamos oito posturas íntimas a serem mantidas por você em todos os seus atendimentos, bem como algumas posturas ilusórias que podem estar presentes em seu modo espontâneo de interagir. Relacionamos também onze atitudes e comportamentos perturbadores a evitar durante as interações com os Atendidos.
     Como você pode deduzir, este capítulo é oferecido como um referencial a ser consultado com frequência, até que seus conteúdos se tornem automatizados em sua intimidade e em seus comportamentos interativos. Isto é, sugerimos que os conteúdos do capítulo sejam utilizados para uma primeira reflexão, praticados com frequência até a sua plena assimilação, e, principalmente, quando surgir alguma dúvida ou desconforto com a tarefa de dialogar com o próximo. Nesta primeira leitura sugerimos que você:
1. Faça o propósito de internalizar as posturas íntimas indicadas, em seus contatos com as pessoas que atende ou atenderá em Diálogo Fraterno. Reflita sobre como exercitar-se nesse propósito até que elas sejam naturais ao seu modo de sentir e atuar frente aos atendidos.
2. Caso você já esteja em exercício da atividade do Atendimento Fraterno, analise se você incorre nas atitudes e comportamentos a EVITAR nas suas interações com os seus atendidos. Estenda sua análise às suas interações no ambiente social, principalmente caso esteja se preparando para começar a atividade em sua Casa Espírita.
3. Anote os resultados de suas reflexões e análises, localizando os pontos que você já atende, aqueles que demandam maior exercitação e aqueles que se encontram necessitados de reformulação.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
  
MENSAGEM INSPIRADORA
“Pensamento Espírita”
(Espírito Emmanuel)

     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA
     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DEZENOVE” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo