ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO

ROTEIRO DE ESTUDO CINCO
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!
     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 4 e 5
4: Atendimento Fraterno no Centro Espírita: Importância e
Características Distintivas
Páginas 47 a 53 (1a. ed.); Páginas 59 a 69 (2a. ed.)
OBJETIVO DO CAPÍTULO 4
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual
Evidencia a importância da atividade de Atendimento Fraterno no Centro Espírita. Caracteriza o Cristo como o Modelo de atuação para o Atendente Fraterno, que deverá se conduzir íntima e exteriormente segundo o senso de fraternidade universal que rege o Evangelho. Através de um exercício, convida o Atendente a fazer conexão com o seu chamamento interno para a tarefa e com os mentores espirituais que o acompanham.

5: Jesus Cristo, o Modelo: Contexto e Testemunho
Páginas 55 a 60 (1a. ed.); Páginas  71 a 80 (2a. ed.)
OBJETIVO DO CAPÍTULO 5
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual
Através da rememoração do contexto e do testemunho de Jesus de Nazaré sobre Si mesmo e dos propósitos de Sua missão no mundo - que Ele mesmo delineou no início de sua manifestação entre nós - situa o Cristo como Modelo de ação e, a partir de Suas proposições, estabelece os objetivos do trabalho do Atendimento Fraterno no Centro Espírita.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)
NO CAPÍTULO 4, CONSIDERE:
       1. Por que é importante dar atenção à qualidade do atendimento fraterno no Centro Espírita.
2. Você tem boa vontade e disponibilidade para o trabalho voluntário nessa atividade? Ao contato com a mensagem do Evangelho do Cristo, como você se sente? Sensibiliza-se? Gosta de aprender sobre suas lições? Enfim, como é a repercussão da mensagem do Evangelho em seu íntimo?
3. Leia a síntese colocada no quadro da página 49 (1a. ed.); ou 63 (2a. ed.) e reflita sobre os alicerces íntimos a cultivar para o atendimento ao próximo em nome do Cristo.
4. Leia novamente os princípios cristãos do “senso de fraternidade universal” e identifique como eles são refletidos na Doutrina Espírita.
5. Principalmente, considere responder ao convite que lhe é feito na página 52 (1a. ed.) ou 67 (2a. ed.), com calma e atenção, como é indicado.
6. Enumere (mentalmente ou sublinhando no texto) os componentes de sua formação que você pode aprender através de estudos e experiências práticas. (página 53: 1a. ed. - páginas 68-69: 2a. ed.).

NO CAPÍTULO 5, CONSIDERE:
1. A importância das crenças do povo hebreu para o contexto e os acontecimentos marcantes da vida de Jesus de Nazaré.
2. Os motivos das resistências (daquela época e atuais) à mensagem do Cristo.
3. Releia a passagem de Isaías, que Jesus confirmou como sendo indicativa de sua missão no mundo (página 57, na 1a. ed. ou página 76, na 2a. ed.). A seguir, atenda ao convite que lhe é feito na página 60, na 1a. ed. ou página 80, na 2a. ed.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
      Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA
“Cristãos sem Cristo”
(Espírito Emmanuel)
A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.
 
SUA PRÓXIMA TAREFA
       Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO SEIS” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !


copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo