ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO

GRUPOS DE FORMAÇÃO

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DO GRUPO DE FORMAÇÃO
    Os "Grupos de Formação" são compostos pelos trabalhadores de Instituições Espíritas que foram indicados pelas suas Casas para realizar os estudos previstos na formação através do Programa Jornada Fraterna. Representam espaços vibratórios para convivência, estudos, reflexões conjuntas, troca de experiências e sínteses formativas dos participantes. A programação contempla as necessidades básicas de voluntários sem experiência que estiverem se preparando para atendimento futuro. No entanto, também aqueles já em exercício ou com experiência na área se beneficiarão da jornada de formação sistemática que o Programa oferece.

    A seleção dos membros que comporão cada Grupo fica a critério do Centro Espírita. Para melhor aproveitamento das atividades planejadas, o grupo será de até dez ou no máximo doze membros (seis a oito pessoas são um bom número). A periodicidade dos encontros dependerá da disponibilidade de seus membros. A experiência tem demonstrado ser mais produtivo que os grupos planejem encontros semanais com duração de uma hora e meia a duas horas.

REGISTROS DO GRUPO DE FORMAÇÃO
    O Centro Espírita que aderir ao Programa Jornada Fraterna e se dispuser a compor um Grupo de Formação em Atendimento Fraterno (ou mais de um...) poderá registrar os seus participantes preenchendo o cadastro fornecido neste site. Serão, assim, facilitados os contatos da equipe com os participantes, envio de notícias e acesso a material relevante e desenvolvimento de estudos de formação continuada, principalmente quando se tratar de eventos presenciais solicitados à nossa equipe.
Nota: Ressaltamos que os dados de identificação pessoal de cada participante somente serão utilizados para fins de organização interna, isto é, não constituirão objeto de publicação neste veículo de comunicação geral.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS DA FORMAÇÃO
    Uma vez decidido quais serão os componentes do Grupo de Formação, cada membro deverá ser informado sobre a dinâmica que será desenvolvida em seus estudos, isto é:

ESTUDO INDIVIDUAL PRÉVIO. Anteriormente a cada encontro de grupo o membro deverá realizar individualmente as atividades de estudo e reflexão orientadas segundo um Roteiro de Estudo numerado. Essas atividades serão objeto de discussão e partilhas entre os membros do Grupo de Formação no encontro subsequente ao estudo individual.
ENCONTRO DO GRUPO DE FORMAÇÃO. É previsto o desenvolvimento de todos os “Roteiros de Estudo” previstos, para completar a formação básica. O grupo se encontrará com frequência periódica acordada entre seus membros. Em cada encontro serão desenvolvidas as atividades sugeridas no Roteiro previamente preparado para o mesmo. A depender da dinâmica do grupo, algum Roteiro de Estudo poderá ser desenvolvido em mais de um encontro do Grupo de Formação.

DINÂMICA DOS ENCONTROS DO GRUPO DE FORMAÇÃO

PRIMEIRO ENCONTRO: Após serem decididos quais membros deverão compor o Grupo de Formação, deverá ser marcado um dia para início dos trabalhos. Nesse primeiro encontro serão realizadas as atividades previstas no ROTEIRO DE ESTUDO UM. Estas compõem as orientações para a organização e o estabelecimento do campo de trabalho do Grupo de Formação que inicia seus estudos.

ENCONTROS SUBSEQUENTES AO PRIMEIRO: Do segundo encontro em diante sugerimos uma dinâmica que deverá ser comum a todos os demais encontros do Grupo de Formação.

1. Encontro fraterno dos membros, cumprimentos e pequenas trocas de notícias pessoais.
2. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Podem ser seguidas as sugestões dadas no ROTEIRO UM. Ou, quando já estudados, no livro-base, os detalhes referentes à formação de campo vibratório para trabalho espiritual, poderão ser seguidas as sugestões ali apresentadas.
3. Leitura de uma mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves daqueles que assim o desejarem. A mensagem específica a cada encontro será sugerida no próprio Roteiro a ser discutido no dia e uma cópia está disponível neste site.
4. Comentários sobre o sentido da citação inicial do capítulo em estudo.
Cada capítulo é iniciado por uma citação, que denota um ponto relevante sobre o conteúdo do capítulo. Ela faz parte do conteúdo para reflexão. Deverá ser sempre comentada pelo Grupo. Em alguns casos, que serão sugeridos, a mensagem inspiradora (item anterior) poderá ser o trecho original do qual a citação foi retirada.
5. Reflexões, comentários e trocas baseadas no estudo individual do livro-base e nas atividades e observações do Roteiro correspondente. O Roteiro de Estudo, com suas perguntas e comentários, assim como os conteúdos do livro-base a que se referem, representam materiais para observações e partilhas de reações e experiência dos membros do Grupo. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no ROTEIRO UM.
6. Sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral e a assuntos relacionados, bem como os decorrentes da dinâmica e organização do Grupo de Formação em si.
7. Prece de encerramento dos trabalhos.

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo