ATENÇÃO! 2a. EDIÇÃO DO LIVRO BASE DISPONÍVEL! NA LOJA VIRTUAL DA FEDF - clique na imagem

MEU IDIOMA

ptafarcazh-CNhrenfrdeeliwhiidgaitjakoplruesuk

CADASTRE-SE

SITES RELACIONADOS



FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

 TEMÁTICA: SUICÍDIO

 LIVROS INDICADOS PARA O ESTUDO DO ATENDENTE
- PARA APROFUNDAMENTO DE ASPECTOS DA TEMÁTICA -

       Caro Atendente,

      Os livros referenciados a seguir passaram por nossa rigorosa revisão. São adequados somente para aprofundamento de seu conhecimento, como estudioso da temática do suicídio. Juntamente com as obras que indicamos para o Atendido, complementam seu conhecimento sobre o tópico. Cuidados criteriosos deverão ser tomados, segundo vimos recomendando, se você quiser utilizar, no contexto do Atendimento Fraterno, as informações que as presentes obras fornecem.

VIVER É A MELHOR OPÇÃO:
A prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo
Por André Trigueiro. Editora Espírita Correio Fraterno, 2015, 192 p.
Fornece informações estatísticas e resumidas sobre a visão médica e social do suicídio. Exclusivamente informativo, não focaliza sugestões de terapêuticas espíritas ou como fazer Atendimento no contexto do Centro Espírita.
Livro de publicação recente, em estilo jornalístico, baseia-se em relatórios da Organização Mundial da saúde (OMS), Ministério da Saúde e entrevistas com especialistas. O suicídio é encarado como um problema de saúde pública que pode ser prevenido através da informação. Apresenta dados sobre fatores de risco e algumas medidas gerais de prevenção. No último capítulo faz um resumo informativo da visão Espírita sobre a temática.


O MARTÍRIO DOS SUICIDAS
Fatos e narrativas
Por Almerindo Martins de Castro. FEB editora.
Muito útil para conhecimento, por trazer informações confiáveis que poderão ser utilizadas pelo Atendente quando respondendo a perguntas na função “esclarecimentos”, no Atendimento Fraterno.
Clássico da área, é assim descrito em sua contracapa: “Livro de profundas advertências, em que se acham gravadas amargas e martirizantes experiências daqueles que tentaram fugir aos desígnios divinos através da autodestruição, mas que descobriram, na condição de Espíritos imortais, uma nova vida de intensos sofrimentos após a morte do corpo físico. Reúne comunicações de Espíritos suicidas, historiando as circunstâncias, sentimentos e emoções que os levaram a decidir por esse ato extremo, como também a narrativa da deplorável situação espiritual em que se encontraram após desertarem da vida física pela enganosa porta do suicídio. Estimula-nos ao socorro espiritual das criaturas predispostas à eliminação da própria existência, convidando-nos a ampará-las através dos esclarecimentos oferecidos pela Doutrina Espírita”.

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA
Obra mediúnica, psicografada por Yvonne do Amaral Pereira. FEB editora.
Livro denso, escrito em português um tanto complexo, fornece conhecimento aprofundado das vivências de alguns Espíritos que estiveram por um tempo no “Vale dos Suicidas”, uma das várias realidades possíveis após a morte, para aqueles que cometeram suicídio.
Assim descrito na divulgação pela FEB: “Com orientação do Espírito Léon Denis, o autor espiritual Camilo Castelo Branco, sob o pseudônimo Camilo Cândido Botelho, descreve à médium Yvonne A. Pereira sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Com valiosos ensinamentos, o livro mostra a grandeza da Misericórdia divina para com os suicidas arrependidos, trazendo-lhes a oportunidade de conhecer o Universo e a vida em sua integral dimensão. A gênese planetária, a evolução do ser, a imortalidade da alma, a moral cristã e outros temas relevantes são estudados para a compreensão de que “nenhuma tentativa para o reerguimento moral será eficiente se continuarmos presos à ignorância de nós mesmos”. A leitura completa da obra mostra que há um caminho de reconstrução para os arrependidos. Há sempre esperança, porquanto a reabilitação é possível”.

Outros livros em análise poderão ser postados oportunamente.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Neuza Zapponi de Mello

     Escritora; palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

MULTIPLICADORES DE FORMAÇÃO
Luiz Fernando Marques
Márcia Elise B G Almeida
Moisés Shalon G de Almeida
Rívea F Maia
Ruth Meireles Daia

 FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO
Clique na imagem para ver o arquivo


Aviso!